Perseverança, resiliência e sucesso

A resiliência é uma característica fundamental para ser uma pessoa melhor, um profissional mais competente e um empreendedor de sucesso. Profissional autônomo ou empresário, a verdade é que estamos sempre enfrentando inúmeros desafios e, para superá-los, é preciso conseguir reequilibrar tropeços e até mesmo retomar as rédeas da situação de imediato.

Às vezes é muito difícil pensar em novas alternativas e a única saída possível parece ser a desistência. Por isso, é importante saber praticar a resiliência, para que os seus projetos saiam do papel e alcancem o sucesso.

Para a master coach Bertu Teixeira, a perseverança está ligada à resiliência. Para praticá-la é preciso seguir alguns passos:

1. Ter um objetivo maior

Você sabe qual o real motivo que te leva a empreender? Pense porque o dinheiro que ganha com o seu empreendimento é importante ou o que ele te proporciona. Ao fazer esta análise, você encontrará o seu valor fim, o real motivo que te leva a empreender. Seja por ganhar uma grana extra ou até mesmo alcançar o reconhecimento, é importante saber o que te move a ser empreendedor. 

2. Acreditar no seu projeto

Os verdadeiros empreendedores acreditam nos seus projetos. É importante colocar em prática o poder da mente e a lei da atração. O segredo é dar um comando para o seu cérebro começar a acreditar naquilo que você tanto deseja e está planejando. Assim, você conseguirá alcançar o sucesso. Lembre-se: o impossível é o que ainda não foi colocado em prática.

 3. Desenvolver pensamentos positivos e exercitar a gratidão

Muitas vezes, a dificuldade não está no problema em si, mas em como você o enfrenta. A maioria das pessoas é treinada, desde pequena, a focar no negativo, em tudo que tira a paz, sem parar para pensar nos motivos para agradecer. A dica é sempre pensar positivo e ser grato todas as vezes que estiver diante de um dilema, até que vire hábito em sua vida. Colocando isso em prática, você vai perceber que coisas boas começarão a acontecer. 

4. Pensar fora da caixa

 O médico, psicólogo, escritor e palestrante Edward De Bono é mundialmente conhecido pelo conceito de busca de ideias diferentes daquelas convencionais, utilizando o pensamento crítico. O “pensar fora da caixa” é uma maneira de reestruturar os padrões percebidos pelo cérebro, para encontrar alternativas e saídas para determinada situação.

Um exemplo prático é o desafio de cobrir os nove pontos do quadrado abaixo com apenas quatro retas contínuas. Você consegue resolver?

A solução é mais fácil do que parece:

Esse exemplo meramente ilustrativo é para mostrar a ideia de como pensar fora da caixa. Perceba que, ao olhar para um problema por ângulos diferentes, você conseguirá  enxergar melhor o todo e, só assim, encontrará uma saída para solucioná-lo.

5. Fazer conexões

Sabia que você é o resultado da média das cinco pessoas com quem mais convive? O conceito de mastermind, mente mestra, foi criado por Napoleon Hill e tem sido utilizado por muitos empreendedores, já que os negócios, na maioria das vezes, são os resultados das suas conexões.

E aí, com quem você tem convivido? Lembre-se de que o segredo do sucesso é praticar as cinco dicas acima, sem medo insistir. Persista! Afinal, todos os grandes empreendedores receberam muitos “nãos” antes do “sim”.

28 novembro 2018 15:23

Compartilhar

Comentários

Instagram