O Que é Independência Financeira e Como Conquistar a Sua [Dicas]

Que tal conquistar a sua independência financeira e realizar os seus sonhos?

A independência financeira pode ter diferentes significados, não é mesmo?

Ela pode representar, por exemplo, a liberdade para fazer o que queremos, como viajar   ou comprar um imóvel.

Para a maioria das pessoas, o termo pode significar ter dinheiro suficiente para não precisar trabalhar mais ou para se focar em uma atividade mais prazerosa. 

Se aposentar é uma decisão difícil, que exige planejamento. Quer saber mais? Então leia outro artigo e aprenda como se preparar 

Apesar de que, à primeira vista, a independência financeira pareça inalcançável, saiba que as suas bases são o planejamento financeiro e escolhas inteligentes.

Com essas ferramentas, você também pode chegar lá e utilizar os frutos dos seus investimentos para viver mais e melhor.

Para ajudar nesta jornada, preparamos um guia completo sobre a independência financeira:

  • Independência financeira: Significado e tipos
  • Independência financeira em 5 anos: como conquistar?
  • Como conseguir independência financeira para o longo prazo e viver de renda
  • Como calcular a sua independência financeira

Boa leitura!

O Que é Independência Financeira Para Você?

Para muitas pessoas, a independência financeira ocorre quando os seus rendimentos financeiros são suficientes para que você não precise de um emprego para se manter.

Neste caso, o termo está associado à viver de renda e à aposentadoria, representando a liberdade para trabalhar no que deseja e usufruir do dinheiro investido.

Depois de conquistar a independência financeira, muitas pessoas utilizam os rendimentos do emprego para aumentar o patrimônio.

A partir do momento em que você consegue boas reservas financeiras, aplicadas para que deem os retornos necessários, é possível viver da maneira que você sempre sonhou.

No entanto, para muitas outras pessoas, independência financeira tem outros significados, por exemplo, conseguir comprar um celular da mais alta tecnologia sem a ajuda dos pais ou precisar dar satisfação para alguém.

Continue a leitura e entenda melhor o que estamos dizendo.

Estágios da Independência Financeira

estagios independencia financeira

As etapas mostram o nível de liberdade que os seus investimentos oferecem

Se você quer ter independência financeira, o primeiro passo é conhecer quais são os seus  estágios.

Você também pode identificar em que período está e o que fazer para chegar aos próximos. Confira abaixo sobre cada um deles:

1 - Liberdade de curto prazo

O primeiro estágio da independência financeira é quando você possui dinheiro suficiente para viver um período sem salário. Este prazo é entre dois meses até um ano. 

Então, ele pode ser interpretado como ter uma reserva de emergência. Se algo inesperado acontece, ela é importante para que você não contraia dívidas.

Um dos fatores a considerar, é que o valor guardado deve ser suficiente para manter o seu padrão de vida atual. Ou seja, ele  deve consegue cobrir os seus gastos mensais. 

Este é apenas o primeiro estágio. Chegar até aqui pode ser a sua motivação para avançar para os próximos.

2 - Independência de contas

As dívidas impedem que você alcance a independência financeira. Então, sair delas é fundamental para atingir o seu objetivo. 

Desta forma, você terá mais dinheiro disponível para ser guardado. Além disso, os altos juros do endividamento serão eliminados do seu orçamento.

Chegar a este estágio é difícil para muitos brasileiros. De acordo com o Serasa Experian, até outubro de 2017, mais de 61 milhões de pessoas têm alguma conta em atraso. 

Se você não faz parte desta estatística, procure pagar as suas contas à vista e tenha um padrão de vida condizente com o seu orçamento. 

3 - Liberdade de emprego

Este estágio é uma evolução do primeiro. Aqui, você já possui maior estabilidade e liberdade para construir a sua vida conforme o desejado. 

A liberdade de emprego representa que se a sua receita principal faltar, você tem uma segunda fonte e poderá viver assim por mais tempo sem muita dificuldade.

Este nível de independência financeira é fundamental para as famílias. Caso algum dos membros resolva mudar de carreira ou com o nascimento dos filhos, ter reservas maiores ajuda a manter o orçamento nos trilhos. 

Apesar de que os investimentos ainda não ofereçam retornos que cubram todo o dinheiro necessário, ele pode entrar como complementação de renda. 

4 - Independência total

O último estágio é onde você consegue viver com os rendimentos das suas aplicações. Ou seja, os retornos delas superam os seus gastos mensais de forma segura

Então, você não precisa ter um emprego para se manter, a menos que queira se dedicar a algo por prazer ou para ganhar mais dinheiro.

Com a liberdade financeira, fica mais fácil realizar os seus sonhos, como abrir o seu próprio negócio ou comprar aquele bem de consumo que você tanto desejou.

Neste estágio, um dos segredos é continuar a investir e ter boas estratégias para garantir fluxo de caixa de acordo com o seu padrão de vida. 

Fonte: Blog Rico

16 setembro 2019 18:10

Compartilhar

Comentários

Instagram