Dicas para se proteger nos aplicativos de relacionamento

Todo cuidado é pouco quando se trata de conhecer novas pessoas para se relacionar. Se no mundo real já corremos o risco de nos decepcionar, imagine no mundo virtual, em que as possibilidades são gigantescas, onde todo mundo quer parecer perfeito e bem resolvido. Portanto,  é apenas conhecendo de perto que se tira a prova. Ou seja, saindo do mundo virtual e entrando no mundo real. Conheço pessoas que conheceram pelo aplicativo e hoje estão casadas. E também conheço pessoas que não se adaptaram a este tipo de paquera. Veja abaixo cinco dicas para não cair em roubadas ou conversas de fake.

 

  • Confirme os dados do perfil, principalmente da foto

            Primeira coisa é confirmar as informações que estão ali são da pessoa que está falando com você. Uma tática comum de perfis fakes é copiar a identidade de outra pessoa e, assim, reproduzir atualizações dela, inclusive fotos, para ajudar a manter a farsa. Assim, caso desconfie, utilize ferramentas de pesquisa de imagem no Google para garantir que as fotos são únicas e não estão sendo usadas em outras contas. Mas como fazer isso? Segue abaixo o passo a passo para você checar essas imagens.

  1. Vá no perfil que você quer pesquisar;
  2. Clique na foto com o botão direito do mouse e vá em copiar o endereço da imagem;
  3. Abra outra aba da internet no endereço Google imagens e clique na câmera que aparece do lado. Nesse momento vai abrir um campo para você colar aquele link. Você cola o link e clica em pesquisar. Aparecerá para você a informação se a foto for falsa ou não.

Você deve estar se perguntando. O que um fake pode fazer para me prejudicar? Muita coisa. Primeiro ele conquista sua confiança, depois ele utiliza suas informações e as mensagens que trocaram (talvez até “nudes”) para te chantagear e extorquir dinheiro. Não confie numa pessoa a tal ponto de compartilhar sua intimidade via rede de computadores. Isso pode te trazer muitos transtornos futuros.

 

  1. Cruze os dados disponíveis no aplicativo com as redes sociais.

Verifique se possui amigos em comum no Facebook ou outra rede social. É muito importante que você confirme as informações passadas pelo pretenso namorado. Quem são os familiares, amigos, trabalho etc. Desconfie daqueles que se dizem “sou sozinho no mundo”. Esse cuidado inicial pode inclusive salvar sua vida. Durante a pesquisa para o livro Despedida de Casada encontrei várias notícias de  mulheres que foram assassinadas, ou estrupadas pelos namorados virtuais. Por isso, proteja-se, todo cuidado é pouco.

  1. Fique atenta como ele se comunica

Peça o perfil do Facebook e pesquise o que as pessoas comentam nas fotos do perfil dele. Com quem ele se comunica. Quantas curtidas geralmente as fotos alcançam etc. Agora, se a pessoa falar que não tem Facebook desconfie mais ainda. Se achar que está sendo enganada desfaça a amizade e, se for o caso, denuncie ao aplicativo.

  1. Marque o primeiro encontro em locais públicos

É importante que o primeiro encontro seja em um local movimentado, ou seja, público. Você pode combinar com o seu pretendente de se encontrarem em um bar, mas antes avise a um casal de amigos e peça a eles que te encontrem no bar no mesmo horário. Combine um sinal com eles e, se precisar, seus amigos “chegarão até a mesa” para te cumprimentar.

Outra forma é mandar uma mensagem de socorro em código para alguma amiga, também previamente combinado. Assim que sua amiga receber a mensagem, ela pode entrar em ação.

  1. Cuidado com os “apaixonados virtuais” em suas redes sociais

Nas redes sociais devem-se ter os mesmos cuidados, pois do nada podem aparecer homens que se dizem apaixonados por você. Normalmente essas pessoas são especializados em conquistas virtuais. Normalmente os amigos deste tipo são todas mulheres, de diferentes lugares. Sugiro não aceitar amizade de pessoas que não tem amigos em comum.

No meu livro Despedida de Casada abordo essas e outras dicas sobre o assunto, contando alguns casos engraçados onde eu fui protagonista nas minhas aventuras pelo happn e tinder.

 

05 junho 2018 18:53

Compartilhar

Comentários