Despedida de casada

“Era um dia festivo, os amigos estavam reunidos. De repente, uma foto no celular puxa o fio de uma traição que terminaria um relacionamento de 29 anos.”
“De repente, o Marcelo começa a ficar diferente. Evita a esposa, sempre reclama que está cansado, esquece datas de aniversário, some por várias horas e depois reaparece dizendo que o celular estava desligado. Até que um dia ele arruma a mala e sai de casa. Sem explicação. Apenas se encantou por outra pessoa.”
“Um celular desbloqueado. De repente, a esposa resolve checar o histórico de acesso a sites, conversas etc. e o mundo dela desaba. Ela encontra o que jamais pensaria encontrar. O coração dispara, começa a suar frio. Fica sem chão.”
As histórias acima são fragmentos de vidas e de relacionamentos que acontecem todos os dias. Nesse livro, trago para você um pouco da minha experiência sobre esse assunto, observações captadas ao longo do tempo nas sessões de coaching, conhecimento adquirido na minha formação em constelação familiar e entrevistas com mulheres que passaram pelo rompimento de uma relação. São relatos reais e autorizados de pessoas que viveram o fim de um casamento e que deram a volta por cima. Os nomes e alguns detalhes das histórias foram modificados para não permitir a identificação dos personagens.
A saúde de um casamento é percebida quando há equilíbrio entre o casal. Quando uma parte entrega mais da sua vida ao casamento do que o outro, as dificuldades começam a surgir e criar um desequilíbrio na relação que pode causar o rompimento desta. Diante de uma possível separação bate uma insegurança quanto ao futuro que a espera. E é por pensar nisso que muitas mulheres se mantêm no casamento, mesmo estando infelizes. Vão aceitando traições, abusos psicológicos e físicos e vivem de aparência em um relacionamento falido, porque simplesmente não conseguem se imaginar sozinhas e independentes de seus cônjuges. Isso acontece porque muitas mulheres entregam sua vida aos parceiros e acabam se esquecendo da própria vida, o que faz com que em um momento de separação elas se percam de si mesmas. Muitas entram em depressão, começam a tomar remédios e cria-se um círculo vicioso. Um remédio para dormir e outro para acordar. O corpo fica cada vez mais dependente desse tipo de droga. Aumentam o peso, diminuem a autoestima ou emagrecem de uma hora pra outra porque a comida não desce, a tristeza toma conta. , algumas comem demasiadamente, não praticam exercícios físicos e se recusam a olhar no espelho. Inconscientemente se colocam na posição de vítimas e, muitas vezes, perdem até a dignidade, o rumo e o seu protagonismo.
A ideia deste livro teve início quando alguns amigos meus começaram a me questionar qual o segredo para sair de uma separação da forma que eu saí. Ou seja, como me superei, porque eu era completamente apaixonada pelo meu marido na época. Começaram a me pedir dicas e depois a me dizerem que eu precisava contar a minha história para ajudar as pessoas que viveram ou vivem situação semelhante a superarem esse momento de solidão.


Prefácio

Ricardo Bellino - Acelerador de pessoas, Fundador da School of Life Academy

Em Despedida de casada, minha amiga e mentorada, Bertu Teixeira, fala de uma forma bem-humorada sobre um tema delicado e temido por muitos.  Bertu confirma que, sim, podemos ter um outcome positivo mesmo em circunstâncias adversas, como por exemplo quando temos que enfrentar uma ruptura afetiva por meio de um divórcio.

Como otimista patológico que sou, encaro esta obra como muito mais do que um guia de sobrevivência para os descasados e chamo a atenção para uma reflexão que pode levar a evitar chegarmos as últimas consequências com algo que adoto todos os dias da minha vida, nos negócios e na minha vida pessoal: o alinhamento de expectativas.

Trata-se de um acordo pré-nupcial moral que devemos adotar e exercitar no início de todo e qualquer relacionamento, seja ele amoroso ou profissional.  Esse alinhamento de expectativa não se limita aos primeiros dias de paixão ou entusiasmo pelo novo parceiro ou sócio, mas sim, a cada momento durante a jornada desse relacionamento. Exercitar o alinhamento de expectativas irá certamente aumentar sobremaneira a expectativa de vida de seus relacionamentos e fazer com que você viva mais feliz.

Por isso, o capítulo com o qual eu mais me identifiquei foi o primeiro: Razão ou emoção. Nele, Bertu fala brilhantemente sobre o alinhamento de Expectativas que mencionei acima. Mais do que isso, ela aborda as ações cotidianas que podem desgastar um relacionamento e que, com o passar dos anos, podem fazer o casal esquecer o sentimento nutrido um pelo outro devido às mágoas não resolvidas ao longo da jornada do casamento.

A manutenção de uma relação é necessária e, para o seu sucesso, é preciso estabelecer uma boa comunicação. Manter uma prática de feedback pode parecer excesso de corporativismo, mas é essencial para que situações desagradáveis sejam resolvidas e evitadas futuramente. Sem gerar mágoas e futuros ressentimentos.

Porém, se tais passos (e muitos outros) não são exercidos o relacionamento realmente pode acabar. Bertu escreve para todas as pessoas que, em algum momento da vida, se encontraram em uma relação falida e decidiram se libertar e se reencontrar. Se identificou? Então, convido você a mergulhar na leitura deste verdadeiro manual salva vidas 😉

 

Compartilhar

Comentários

Adquira o seu

Bertu Teixeira aborda um assunto delicado de uma forma leve e descontraída. Quando se tem a certeza de que o divórcio é o único caminho a ser seguido, saiba que sua vida mudará completamente! Aprender a apreciar a própria companhia é essencial e, para isso, trabalhar o amor próprio é indispensável.
A autora traz um manual para a vida financeira e também sobre como se relacionar no meio virtual – encontrar crushs com objetivos semelhantes aos seus e não cair na conversa de fakes! “Se jogue” na leitura e se permita um recomeço!

Comprar agora