Constelação Familiar abre caminho para solução de problemas

Hoje vamos falar sobre uma técnica terapêutica chamada Constelação Familiar, conhecer sobre o assunto e entender como fazer deste método um grande aliado nas resoluções do nosso dia a dia. Antes, eu faço o seguinte questionamento a você, minha amiga e meu amigo:

Você já reparou que ao longo de nossa vida temos fases que tentamos resolver alguma questão para avançarmos no campo profissional, físico ou emocional? Quantas vezes temos a sensação de ter "algo" bloqueando este avanço? Pois bem, a resposta pode estar relacionada a vivências, traumas ou conflitos que carregamos de gerações em gerações, sem perceber. É preciso entender que a nossa ancestralidade é muito mais complexa do que imaginamos. Mais do que isso: ela é capaz de influenciar fatos e padrões de comportamento na vida de uma pessoa.

É neste sentido, que a Constelação Familiar pode ser a chave central para abrir o caminho da felicidade, da realização e da cura de relações internas que estejam em desarmonia. O método estudado pelo filósofo, teólogo e psicólogo alemão Bert Hellinger é baseado em três Leis do Amor:

Pertencimento: Todos tem o direito de pertencer
Hierarquia ou ordem: Todos tem o seu lugar no sistema
Equilíbrio entre o dar e receber: Todos as relações precisam estar em equilíbrio.

Para Bert Hellinger, os seres humanos estão energeticamente conectados aos seus antepassados por meio de um campo morfogenético, ou seja, uma energia coletiva. Nesta visão, as pessoas carregam informações vividas por outros parentes, mesmo que já tenham morrido. A vivência dos nossos antepassados, suas crenças, valores morais, traumas, doenças e segredos ficam armazenados na memória celular e pode ser passada geneticamente para os filhos, netos e bisnetos…Esta seria a razão de, muitas vezes, vivermos situações que nos fazem sentir limitados para solucionar "amarras" que nos acompanham ao longo da vida.

Vale lembrar que, de acordo com a Associação Brasileira de Constelações Sistêmicas, a terapia de Constelação Familiar não tem o objetivo de substituir outras terapias ou se colocar acima da medicina convencional, mas sim servir de complemento e possibilitar que o indivíduo tenha conhecimento de seu sistema familiar. Atualmente, Ministério da Saúde integra a Constelação Familiar no rol de procedimentos disponíveis no Sistema Único de Saúde.

Após ter estudado e conhecido a fundo a Constelação Familiar, entendi que ela é uma ferramenta fundamental que pode anteceder a resolução de diversas situações vividas em família, relacionamentos amorosos, obstáculos profissionais ou mesmo financeiros. O método leva ao entendimento esclarecedor desses "emaranhamentos" herdados dos ancestrais, tão comuns em nossas vidas. Uma vez que conheçamos os motivos que norteiam o desequilíbrio, torna-se mais fácil conhecer o caminho para a solução dos problemas.

Se você quer saber mais sobre o assunto, ampliar seu conhecimento interior, melhorar o modo de viver e alcançar vitórias, entre em contato comigo através das redes sociais. Irei te mostrar todos os benefícios da Constelação Familiar aliada às ferramentas de Coaching, capazes de transformar sua vida em todos os campos.

18 dezembro 2018 10:10

Compartilhar

Comentários