Conhecer a si próprio é mais importante do que se imagina

Ter uma vida espetacular, ou seja, uma vida equilibrada em todas as dimensões: pessoal, profissional, qualidade de vida e relacionamentos é um dos maiores anseios do ser humano. Nas observações e estatísticas é muito comum encontrarmos pessoas que são realizadas profissionalmente e extremamente infelizes nos relacionamentos ou vice versa. Enfim, manter o equilíbrio entre todas as áreas é o nosso maior desafio.

O equilíbrio entre as dimensões ou áreas da vida começa pelo autoconhecimento. A famosa frase da antiguidade, atribuída ao filósofo Platão “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os Deuses e o universo” nos leva a refletir sobre a importância do autoconhecimento e do amor próprio. Quando nos conhecemos torna-se mais fácil apreciar as nossas virtudes de maneira equilibrada (para não se tornar narcisista) e corrigir pequenas falhas no intuito de relacionar-se melhor com o universo e as pessoas que nos rodeiam.

O X da questão é que as pessoas absorvem muitas emoções e energia do mundo externo e, sem perceber, não conseguem pausar e olhar o seu interior. Não são capazes de perceber que a mudança precisa primeiro acontecer em nós mesmas. Deixo aqui alguns questionamentos para você: Qual o grau de satisfação atual com os resultados que você tem obtido em cada uma das dimensões de sua vida? O que você tem feito por si própria? Como você tem se relacionado com as pessoas que estão a sua volta? Sua saúde emocional, espiritual e física está em sintonia?

Na palestra "Pare de procurar borboletas! Cuide de seu jardim que elas virão até você!", irei te mostrar como podemos atrair para a nossa vida tudo aquilo que quisermos, usando a força dos nossos pensamentos, buscando o auto-equilíbrio e transformando o nosso interior numa terra fértil, apta a gerar bons frutos.

Pode parecer impossível, mas não é. Se eu posso, você também pode. Se você nutrir os seus pensamentos com uma atitude mental positiva, se autoconhecer e se respeitar irá experimentar um sentimento de bem estar pleno, capaz de fazer o universo girar a seu favor. Mais do que isso: você irá experimentar a evolução na sua vida, conhecer o funcionamento da sua mente e descobrir todo potencial que tem vida próspera e de muitas conquistas.  A partir daí,estamos preparadas para amar o próximo, seguindo o mandamento de Jesus “Amai a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo.

Todo esse processo envolve alguns pontos que merecem destaques:

  • Questione a si mesmo. Qual nível de satisfação em todas as áreas da vida? O que te faz feliz? O que é importante para você e você não abre mão? Qual seu maior sonho e porque ele é importante para você?
  • Reserve um tempo só para você. Alie esse tempo ao hobby preferido. Pedalar, dançar, praticar ioga, meditar, entrar em contato com a natureza, nadar...
  • Diga Não quando quiser dizer não. E diga Sim quando quiser dizer sim.
    Seja grata. A gratidão transforma.

Procure ajuda de um profissional. Um Coach ou Terapeuta pode te ajudar com os questionamentos, aplicação de assesments e perguntas poderosas.

Concluo este texto com a frase de Confúcio que diz mais ou menos assim: “ O que o homem superior procura está em si mesmo; o que o Homem Pequeno procura está nos outros.”.

19 novembro 2018 13:41

Compartilhar

Comentários

Instagram