Hierarquia no sistema familiar

Hoje quero falar sobre a lei da hierarquia no sistema familiar.

A Hierarquia ou Ordem de Chegada, diz respeito a quem chegou primeiro na família. Portanto, os mais velhos merecem ser olhados com muito respeito e cuidado, pois foi através deles que a família veio se mantendo.
Desrespeitar o desejo do idoso, conforme observamos no trabalho sistêmico, traz consequências negativas para os próprios filhos, que pode ser financeira, afetiva ou mesmo doenças.

Outro exemplo clássico de desrespeito da ordem de chegada é quando ocorre a separação do casal e um dos dois casa-se novamente. Os novos companheiros, nova esposa ou esposo, entram para a família como segundos na ordem de chegada.  Quando se observa que esses se comportam de forma a querer mandar em tudo e modificar muita coisa, falar mal dos ex-companheiros, isso traz muito desequilíbrio para o atual casal. Geralmente, os filhos, se existirem, não aceitam. A primeira esposa ou esposo, gostemos ou não, sempre farão parte da história daquela família e daquele relacionamento afetivo. Eles devem ser respeitados, independentemente do que aconteceu anteriormente.
É como se a família tivesse uma alma própria e se alguém é severamente desrespeitado ou  não reconhecido, todo o sistema sofre. Como no corpo humano se um órgão está doente todo o sistema sentirá.

Quando não aceitamos os pais do nosso cônjuge também estamos desrespeitando aqueles que chegaram primeiro do que nós na família. Dessa forma, não aceitamos uma parte do nosso cônjuge e isso acaba desequilibrando a relação.
O mesmo acontece quando não aceitamos nossos pais como eles são. Quando queremos modifica-los, perdemos força na vida que eles nos deram.

Filhos que assumem o lugar dos pais na criação de outros irmãos, também, podem ter problemas por estarem ocupando um lugar que não é deles. Um irmão pode ajudar o outro, é claro, mas, não querendo tratar seu irmão/a como filho.

Em contra partida os irmãos mais novos também precisam olhar com respeito para os irmãos mais velhos, pois no subsistema fraternal, estes vieram antes daqueles.

As constelações ajudam a restabelecer essa ordem e harmonizar o sistema.
Por isso alinhei o Coaching e a Constelação para trazer um melhor resultado aos meus clientes.

26 julho 2018 10:37

Compartilhar

Comentários

Instagram