A Primeira lei do amor : Pertencimento

Bert Hellinger, o criador do método terapêutico Constelações sistêmicas, elegeu três leis sistêmicas chamadas por ele de ordens do amor como os pilares do método. Tais leis existem, independente de acreditarmos ou não, assim como a lei da gravidade. Elas exercem papel fundamental no equilíbrio dos sistemas familiares e organizacionais e, ao serem respeitadas, harmonizam os relacionamentos e tornam as pessoas mais felizes, equilibradas e com sucesso profissional. Mas afinal, que leis são essas? Falo sobre essas leis no artigo abaixo e nas minhas redes sociais.
Vamos lá?


1º lei: Pertencimento
Todos têm o direito de Pertencer. Pertencer é uma necessidade do
Ser humano. Por isso que muitos jovens experimentam drogas ou adquirem roupas de determinada marca, mesmo sem ter recursos simplesmente pelo fato de pertencer ao grupo. Sendo assim, compreendemos que em um sistema familiar não pode haver exclusões de membros da família. Como ocorre essas exclusões? Imagine que um membro da família, cometeu um crime e por isso resolveu ir embora para não ser preso, ou foi preso por isso, e a partir desse fato essa pessoa passou a não fazer parte da família, pois todos viraram as costas para ele. Um aborto (mesmo natural) é uma exclusão, suicídio, doenças contagiosas, doenças graves como câncer, asilos, filhos que os pais não assumem etc.

Então quando ocorrem exclusões em um sistema familiar, ela é “sentida” por um descendente nas gerações seguintes e na maioria das vezes esse descendente não tem afinidade com o antepassado excluído. Eu atendi um cliente que a pessoa não se firmava profissionalmente e pensava em tirar a vida. Este cliente estava solidário a um antepassado que cometeu um crime, foi preso e suicidou-se na cadeia. Ele não conheceu este antepassado, no
entanto estava repetindo a história, inclusive pensando em tirar a vida sem motivos aparentes.
Outro caso, a avó morreu jovem com câncer, a mãe morreu jovem com câncer e esta cliente também já estava com um câncer diagnosticado e sem forças para lutar pela vida.

O desrespeito a esta lei também é muito comum nas Organizações que apresentam problemas no clima organizacional, queda na produção e até perdas financeiras. Quando um funcionário que apresentou uma contribuição relevante no início da empresa é demitido de forma injusta impactará na harmonia do sistema organizacional.

Dicas de postura para a lei do pertencimento:
 Você tem a sensação que falta alguém ou que você não está no seu lugar? Se isso estiver acontecendo pergunte aos seus pais sobre possíveis abortos. O simples fato de Incluir os filhos abortados pode resolver muitas angústias.
 Algum antepassado prejudicou alguém ou foi prejudicado em relações comerciais e por isso foi excluído? Seja por morte, ou simplesmente a família o abandonou.
 Algum antepassado cometeu algum crime e por isso foi preso?
Esse membro da família precisa ser incluído.
 Mude a forma de tratamento do pai de seu filhos ou seu primeiro marido. Não diga ex marido. Quando você diz ex, você está excluindo. Honre esse relacionamento. Foi bom enquanto durou.

As constelações ajudam a restabelecer essa ordem e harmonizar o sistema, sempre considerando as três leis. Quando constelamos trazemos a luz o que estava no escuro, desatamos o nós do emaranhamento do sistema e restabelecemos o equilíbrio e libertamos das amarras invisíveis, nos tornando mais leves para seguir a vida.



13 janeiro 2019 21:09

Compartilhar

Comentários

Instagram