Insegurança Emocional: Como Trate o problema de maneira efetiva.

Segurança é algo que todas as pessoas buscam em todas as esferas da vida. No campo emocional não é diferente. Infelizmente esta não é uma realidade para todas as pessoas. Por isso é importante que estas pessoas encontrem formas seguras de lidar com a insegurança emocional. Mas afinal, o que é a insegurança emocional? Como lidar com essa questão? Para encontrar as respostas para estas e outras questões, continue a leitura!

O que é insegurança emocional?

Acreditar que é inferior aos demais, não se sentir digno de ser amado ou reconhecido positivamente e o medo de falhar são alguns dos muitos sintomas causados pela Insegurança Emocional. Uma pessoa insegura emocionalmente vive com a crença de que é incapaz de fazer determinadas tarefas, não merecer elogios tampouco reconhecimento pelos seus feitos. Mesmo que todos ao seu redor digam o contrário, a insegurança emocional impedirá a pessoa de ser convencida do que dizem a ela.

A Insegurança Emocional se manifesta nos relacionamentos afetivos, no ambiente de trabalho e nas demais relações, trazendo inúmeros prejuízos para quem a tem. Afinal, quem tem Insegurança Emocional não acredita em seu próprio potencial e isso fará com que ela tenha receio de buscar uma promoção no trabalho, ou até mesmo desenvolver novas habilidades e mostrar seus talentos.

Como enfrentar e tratar a Insegurança Emocional?

Se você se identificou com o que foi dito até aqui, saiba que é possível reverter essa situação em sua vida. Quer saber como tratar a Insegurança Emocional? Confira algumas dicas para que você seja mais feliz e seguro sobre si mesmo.

1- Identifique as suas inseguranças

Faça uma lista com as situações que você vive e que te trazem a insegurança. É importante fazer aqui também uma avaliação a respeito do que pode acontecer caso você enfrente tais situações. Este processo requer sinceridade de sua parte. É preciso que você reconheça a insegurança emocional que possui. Não tenha medo deste momento. Acredite, você sairá melhor deste processo!

2- Descubra quais são suas crenças limitantes

É importante identificar o que você deixou para trás por não acreditar em si mesmo. Isso o ajudará a encontrar quais foram as crenças que te limitaram e em que parte da sua vida, estas crenças passaram a fazer parte do seu dia-a-dia. O que você acredita e que te impede de ir além? Pare e reflita para identificar com clareza as suas crenças limitantes.

3- Procure ajuda profissional

O caminho para a cura da Insegurança Emocional tem momentos de muita dor e angústia, pois você terá quelidar com emoções muito fortes, como o medo e a rejeição. Por isso, é muito importante que você tenha o amparo de um profissional para que você possa trilhar este caminho com segurança e firmeza. Não tenha receio em buscar ajuda de psicólogos e demais profissionais da área da saúde emocional. Procure profissionais com referências confiáveis para que você inicie essa jornada de intensa transformação.

4 – Busque ajuda de pessoas próximas

Este não é um caminho a ser trilhado de maneira solitária. O primeiro passo – o do reconhecimento – é todo seu, mas não hesite em pedir ajuda quando ver que é preciso enfrentar alguma situação difícil. Todos precisam de ajuda e ninguém cresce sozinho. Não há evolução solitária no mundo. Portanto, forme uma rede de apoio com pessoas de sua confiança para que você possa atravessar esses momentos com mais força, segurança e firmeza.

Desejo a você, querida pessoa, que você descubra o seu potencial e viva com mais alegria, com mais autenticidade! Lembre-se sempre de se lembrar que você é um ser de luz. Uma luz que precisa permanecer forte e pronta para iluminar a sua vida e a vida daqueles que o rodeiam. Você tem todo o potencial para transformar essa insegurança emocional em uma grande potência capaz de transformar a sua existência! Não tenha medo. Não deixe para depois a mudança que pode18 acontecer neste instante. Você consegue, querida pessoa! Estamos todos na torcida por você.

Agora, conte para gente: já passou por algum processo de enfrentamento de insegurança emocional? Você se considera uma pessoa insegura emocionalmente? 

Fonte: IBC

19 agosto 2019 11:41

Compartilhar

Comentários

Instagram